por Marli Bibas
Sobre a logo
logo youtube geppbd_edited.png
geppbd site.png

A ideia que apresentamos considerou dois eixos na sua concepção: Grupo de Estudos e Pesquisa; e Patrimônio Bibliográfico e Documental.

Para grupo de estudos e pesquisa pensamos em uma forma circular, pois entendemos que, mesmo havendo um líder ou coordenador, as pessoas que ali estão têm um objetivo em comum, concêntrico e colaborativo. Para patrimônio bibliográfico e documental, optamos por destacar as iniciais de cada palavra, com seus caracteres minúsculos (pbd) que apresentam um desenho equivalente.

Assim, o agrupamento dos caracteres no centro do círculo, um se encaixando no outro, com as hastes para fora, remete a uma engrenagem, como um ventilador de ideias que vêm de dentro para fora e de fora para dentro. O detalhe na base da haste das letras é referência ao fitilho utilizado como marcador de página presente em alguns livros.  

 

As três cores escolhidas para as letras procuram demonstrar a diversidade dos temas existentes na área que o grupo se dedica. O p (patrimônio) em vermelho claro indica a necessidade de alerta e cuidado implícito nesse conceito. O b (bibliográfico) em lilás, cor que representa a biblioteconomia e outras ciências humanas. O d (documental) em amarelo remete à ‘luz’ que os vários tipos de documentos podem emitir, esclarecendo momentos e fatos históricos.

 

Além da imagem finalizada, foi definida uma tipologia para o nome completo do Grupo de Estudos e Pesquisa e para a sigla. Assim, criamos a base para o estabelecimento da sua identidade visual. 

 

Artes gráficas